Sejam todos bem vindos!

Sejam todos bem vindos!

" A ausência de conhecimento e informação é alma da ignorância"

Michele B. de Mendonça

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Novidades

Novidades

Segunda fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)
Segunda Fase dos Níveis 1, 2 e 3
Mais de 17 mil classificados de escolas públicas e privadas farão, no sábado (21/09), a segunda fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Para os universitários se inicia a primeira etapa da competição.

Classificados

• Estão classificados para participar da segunda fase da OBM todos os alunos que tiverem atingido número de acertos IGUAL ou SUPERIOR à nota mínima de corte, segundo a tabela abaixo:
Níveis de Participação Mínimo de acertos
Nível 1 (6º e 7º anos) 09 acertos
Nível 2 (8º e 9º anos) 11 acertos
Nível 3 (Ensino Médio) 12 acertos


Aplicação da prova

• As provas devem ser aplicadas pelos colégios participantes no sábado, 21 de setembro às 14h00 (horário de Brasília). Pequenas modificações de horário podem ser solicitadas entrando em contato com a coordenação nacional, mas sempre devem ser pedidas e só serão autorizadas mediante uma justificativa séria. É de responsabilidade da escola, divulgar o dia, local e horário de aplicação da prova para seus alunos com a devida antecedência, inclusive se houver alterações.

• Não é permitida a mudança de data.

• Esta prova compõe-se de duas partes:

1) Parte A contendo 6 exercícios valendo 5 pontos cada um.
2) Parte B contendo 3 problemas, valendo 10 pontos cada um.

• As provas dos três níveis têm duração de 4h30min.

• Ao participar, os alunos se comprometem a não divulgar o conteúdo das questões, assim como as soluções e respostas, por qualquer meio de comunicação visual, escrito ou eletrônico, até a publicação do gabarito oficial no site da OBM.

• Não é permitido o uso de calculadoras, aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, nem consulta a notas ou livros. O estudante poderá usar relógio para controlar o tempo.

Correção da prova

• O professor responsável em cada escola deverá fazer a correção das provas segundo o gabarito oficial publicado no site da OBM a partir do dia 24 de setembro.

• Após a correção das provas, o professor responsável deve enviar o relatório da Segunda Fase no sistema online, utilizando login (código Inep) e senha. Envie também, via correio postal, a cópia das provas dos alunos com as notas correspondentes para o seu coordenador regional até 30 de setembro de 2013. Observe que seu coordenador regional poderá rever a correção e propor alteração da nota.

• Feito isto, o professor responsável deve aguardar a publicação da nota de corte para classificação à Terceira Fase.

• A partir da divulgação da nota de corte, o professor responsável deve enviar pelo sistema online a lista nominal de alunos classificados para a Terceira Fase. Utilize o código Inep e a senha da escola. O período para o envio da lista de alunos classificados é até 10 de outubro.

Como preparar os alunos

• A OBM distribui gratuitamente para todas as escolas cadastradas exemplares da Revista EUREKA!, que contém farto material para estudo e pesquisa. É obrigatório reservar pelo menos um exemplar da EUREKA! para a biblioteca da escola para consulta pelos alunos.

• Recomenda-se estimular os alunos a criarem grupos de estudo ou clubes de resolução de problemas, de preferência acompanhados por professores. Além disso, existe no site um banco de problemas de olimpíadas incluindo a Olimpíada Brasileira de Matemática e diversas Olimpíadas Regionais. Isto constitui a base para uma boa preparação dos alunos para a competição.

• Estimule seus alunos a participarem do Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti). O programa é destinado a alunos matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental (nível 2) e em qualquer série do ensino médio (nível 3), que tenham interesse em fazer um treinamento intensivo para olimpíadas de matemática no Brasil e internacionais. Acesse as aulas online do Programa.

• Também existe uma lista (aberta a alunos e professores) para discussão de problemas de olimpíadas. Acesse as instruções para inscrição

• Verifique a data e horário da aplicação da prova: seus alunos devem estar livres de outras atividades. Divulgue dia, hora e local da prova entre os alunos classificados com a devida antecedência.

• Guarde sempre uma segunda cópia das provas dos alunos já que este documento pode ser solicitado pela Coordenação Regional ou pela Secretaria da OBM.

• Mantenha um arquivo completo dos alunos participantes e os resultados obtidos por eles em cada fase da OBM, assim como das diversas comunicações enviadas pela Secretaria da OBM.

• Não deixe de enviar o relatório de cada fase. Isto é fundamental para a participação dos classificados na fase seguinte.

• Verifique com antecedência todo o conteúdo do material enviado pela Secretaria da OBM: é de sua responsabilidade verificar que a prova que os alunos receberão deve estar legível e completa.

• É importante que os colégios mantenham atualizado o cadastro na Secretaria da OBM. Em caso de qualquer mudança registrada nos dados do colégio ou do professor responsável, não deixe de alterar os dados no sistema online da OBM, para assim garantir o êxito na realização da olimpíada.


Primeira Fase OBM nível - universitário

Inscrições dos alunos

• As inscrições dos alunos interessados devem ser feitas diretamente com o coordenador em cada universidade participante e esta informação não precisa ser repassada para a Secretaria da OBM. Conheça a lista de universidades participantes.

• O número de participantes é livre.

• Podem concorrer todos os alunos de graduação em qualquer curso e qualquer período e que não possuam nenhum título universitário.

Aplicação da prova

• O coordenador responsável receberá a prova enviada diretamente da Secretaria da OBM. As provas devem ser aplicadas por cada coordenação no sábado, 21 de setembro às 14h00 (horário de Brasília). Pequenas modificações de horário podem ser solicitadas entrando em contato com a Secretaria da OBM, mas só serão autorizadas mediante uma justificativa séria. O não cumprimento dos horários e datas pode significar grave prejuízo à lisura da competição. Os gabaritos e critérios de correção serão publicados no site da OBM em 24 de setembro.

• O coordenador responsável deverá fazer a correção e enviar para a Secretaria da OBM o relatório devidamente preenchido com o resultado. Feito isto, o coordenador deve aguardar o recebimento de uma nota de corte que determinará a promoção dos alunos à Segunda Fase da OBM-Nível Universitário.

Como preparar os alunos

• A OBM está distribuindo gratuitamente para todas as universidades cadastradas exemplares da revista EUREKA!, que contém farto material para estudo e pesquisa. É obrigatório reservar pelo menos um exemplar de cada número da EUREKA! para a Biblioteca para consulta pelos alunos, e avisar os alunos sempre que chegar uma nova remessa da revista. Além disso, existe na nossa home um banco de problemas de Olimpíadas incluindo Olimpíada Brasileira de Matemática e Olimpíadas Internacionais: isto constitui a base para uma boa preparação dos alunos para a competição.

Organização interna da coordenação

• Verifique a data e horário da aplicação da prova.

• Divulgue dia, hora e local da prova entre os alunos com a devida antecedência.

• Mantenha um arquivo completo dos alunos participantes e os resultados obtidos por eles em cada fase da OBM – Nível Universitário, assim como das diversas comunicações enviadas pela Secretaria da OBM.

• Não deixe de enviar o relatório para a Secretaria da OBM. Isto é fundamental para a participação dos alunos classificados na fase seguinte.

• Verifique com antecedência todo o conteúdo do material enviado pela Secretaria da OBM: é de sua responsabilidade verificar que a prova que os alunos receberão deve estar legível e completa.

Recebimento dos materiais

• É importante que as universidades mantenham atualizado o seu cadastro na Secretaria da OBM. Em caso de qualquer mudança registrada nos dados do coordenador responsável não deixe de entrar em contato conosco para assim garantir o êxito na realização da Olimpíada.

Qualquer esclarecimento adicional referente a OBM entre em contato conosco pelos telefones (21) 2529-5077 ou (21) 2529-5189 fax:(21) 2529-5023 ou via email:obm@impa.br

Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
Postar um comentário